domingo, 2 de outubro de 2011

Dançar é trabalho viu?!



          Olá pessoal com devem ter visto na imagem acima está é o meu posicionamento sobre fazer apresentações e não receber nada por isso. 
          Bem muitas de nós já devem ter recebido convites para dançar e "divulgar" seu trabalho em algum evento* (*eventos que não são festivais ou espetáculos de dança). E também muitas já devem ter aceitado esses convites, que prometem muita divulgação do seu trabalho. Mas na verdade a divulgação não é adequada, o público não é o seu público alvo que iria lhe procurar para fazer aulas ou lhe contratar para algum outro evento. E o que você ganhou nada, e ainda gastou o seu rico dinheirinho se arrumando para a apresentação e com o transporte para ir até o local. 
          Aí fica a pergunta: Isso Paga suas Contas?! Claro que não. Você tem contas a pagar como todo mundo. Não é porque somos artistas que somos isentos de responsabilidades burocráticas. E outra ser bailarina é uma profissão que exige um investimento financeiro que não é barato. Lembra do último figurino que você comprou?! Duvido que tenha custado menos de R$250,00 (chutando um valor baixo). E o último Workshop ou aperfeiçoamento que você fez?!  
          Percebeu?! Então pense muito antes em aceitar em se apresentar de graça. A grande maioria das vezes a pessoa que está organizando o evento está lucrando, e o dinheiro que poderia ir para seu bolso está indo todo para o bolso dessa pessoa. Que espertamente convidou você para dançar de "GRÁTIS". 
          Não sou totalmente contra, por exemplo se lhe convidam para dançar em um evento que irá angariar fundos para instituições que beneficiarão pessoas necessitadas. Procure saber e conhecer a instituição e essas pessoas. E Dance, dance feliz, dance com toda sua alma, pois sabe que sua dança pode estar ajudando outras pessoas.
          Reflita você estudou tanto, se esforçou tanto para ser uma bailarina e não ganhará absolutamente nada?!
          Para ser a bailarina que você é hoje teve que percorrer um longo caminho e precisou desenvolver diversas habilidades como:
  • disciplina
  • força física
  • responsabilidade
  • capacidade de concentração
  • agilidade
  • flexibilidade
  • elasticidade corporal
  • habilidade de transpor limites
  • garra
  • determinação

Vou ficando por aqui.....reflitam!!!
Mil Bjus

Um comentário:

  1. Amei seu blog , flor.
    Aproveita e dá uma passada no meu também, por favor.
    meninaformosa.blogspot.com

    Beijão

    ResponderExcluir